O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?
- Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
- Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Qual é a relação entre o ProUni e o Enem?
Só pode se candidatar ao processo seletivo ProUni, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.
Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni?
Não, além de ter feito o Enem e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
- ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
- ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
- ser pessoa com deficiência, ou
- ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Como fazer a inscrição no ProUni?
As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet (http://siteprouni.mec.gov.br), acessando o Sistema do ProUni. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e senha. Caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no Sistema de Seleção unificada (Sisu), deverá utilizar a senha já cadastrada naquele sistema.
O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Caso o candidato tenha esquecido seu número de inscrição ou sua senha do Enem, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br.
A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante, dentro do período estabelecido.
É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?
Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni.
O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência?
Sim, o ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
LEI Nº 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001 - DOU DE 13/07/2001 - Alterada
LEI No 11.096, DE 13 DE JANEIRO DE 2005
DECRETO Nº 5.493 DE 18 DE JULHO DE 2005
PORTARIA NORMATIVA NR 1_2010_FIES
PORTARIA NORMATIVA NR 10_2010 FIES
PORTARIA NORMATIVA NR 2_ 2012_ENCARGOS EDUCACIONAIS_PROUNI_FIES