O Espaço Cultural Esfa é um programa de integração de talentos e fortalecimento cultural no meio acadêmico.

Como todo espaço coletivo, o ambiente acadêmico é repleto de pessoas com diferentes aptidões. Naturalmente, embora estejam conosco com o objetivo precípuo de formação superior, suas habilidades não estão neutralizadas. Pelo contrário, muitos desenvolvem paralelamente atividades em que podem exibir ou aprimorar seus talentos.

Tendo isso em vista, e entendendo que a arte e a cultura devem fazer parte de qualquer formação, a Esfa se propõe a ser catalizadora e disseminadora das mais diversas expressões artísticas, agregando os estudantes em diferentes áreas de interesse, com vistas ao enriquecimento de toda a comunidade – tanto local quanto acadêmica.

Qual é o seu talento?

Ficha de inscrição

Programação Anual Cineclube ESFA

A Vigilância em Saúde tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos, combatendo as causas dos efeitos nocivos gerados em razão de distorções sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse à saúde.

A ESFA dispõe de estrutura completa, com laboratórios para realização de aulas teóricas e práticas, corpo docente formado por profissionais que já atuam com vigilância, além de formar profissionais da saúde há mais de 11 anos, o que possibilita ao aluno da pós uma chance maior de inserção no mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional que se especializa nesse curso pode atuar nas diversas áreas da Vigilância em Saúde, como em postos de saúde, agências de vigilância, na área agrícola, com produção de alimentos seguros, e na indústria, com processamento de alimentos certificados.

METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas, aula de campo, aulas práticas, apresentação de seminários.

CERTIFICAÇÃO - HABILITAÇÃO

Pós-graduação (lato sensu) – Especialização em Vigilância em Saúde.

DURAÇÃO

15 meses (aulas presenciais)

CARGA HORÁRIA

MERCADO DE TRABALHO

O profissional especializado é capaz de contribuir para que as políticas ambientais sejam conduzidas em consonância com as necessidades socioeconômicas das populações humanas, sem perder de vista a importância da preservação de ecossistemas, aliando esses interesses no manejo dos recursos naturais.  Entretanto, busca-se regionalizar essas problemáticas para a realidade de atuação do indivíduo, tendo em vista possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Nesse contexto, as principais abordagens aplicadas estão relacionadas com o planejamento e a conservação em escalas locais (unidades de conservação) e regionais (paisagens, bacias hidrográficas, corredores ecológicos, municípios e estados).  Dentre elas podem ser destacadas a Ecologia da paisagem, a Biologia da conservação e a Educação ambiental.  Em muitas dessas abordagens são inseridas vivências da problemática, através de estudos de caso e simulações em computador, incluindo a aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que permite situar espacialmente o aluno, tornando mais fácil a visualização da realidade.

As opções de mercado que esse curso oferece incluem planejamento, gestão, concepção de projetos de sustentabilidade ambiental, econômica e social, regulação e gestão ambiental nos setores privado e público, consultorias e outros.

METODOLOGIA

Tendo em vista que boa parte dos problemas socioambientais mais pertinentes é semelhante em todo o planeta, ressalvadas as especificidades de escala, são apresentados conceitos teóricos práticos que possam fundamentar a formação do alunado, tais como efeito estufa, poluição ambiental, degradação de recursos hídricos e exaustão de recursos naturais.  Esses conceitos serão trabalhados em aulas expositivas, de campo, práticas e em seminários temáticos.

CERTIFICAÇÃO - HABILITAÇÃO

Pós-graduação (Lato Sensu) – Especialização em Planejamento e conservação ambiental

DURAÇÃO

15 meses (aulas presenciais)