Grupo 7

GRUPO 7: Andrieli dos Santos, Elaine Galon, Leiliane Zanotelli, Natalí Caliman e Samara Torezani.

 

MINUTA DO PROJETO

PGRSS

 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), é um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos. O PGRSS trata-se de uma série de documentos que, assim como o PGRS (plano de gerenciamento de resíduos sólidos), apresentam ações exigidas pelos órgãos ambientais e vigilância sanitária por parte dos geradores de resíduo de qualquer estabelecimento ligado a área da saúde.

 

A disposição irregular de resíduos sólidos na natureza é vista como uma das agressões mais graves cometidas ao meio ambiente. O mau gerenciamento de lixo hospitalar por exemplo, trás inúmeras consequências, uma vez que esse tipo de resíduo é composto por restos de tecidos humano e animal que podem transmitir doenças gravíssimas. Podemos citar algumas como exemplo: AIDS, hepatite, febre tifoide, toxoplasmose, ancilostomíase, leptospirose, etc.

 

Quando tratamos de substâncias químicas advindas dos medicamentos com alto poder contaminante, colocamos em risco equilíbrio ecológico. Além disso pode contaminar o solo, águas superficiais e subterrâneas, pode também dizimar populações inteiras de determinada espécie. Como se não bastasse, outro agravante são os materiais perfuro cortantes que colocam em risco a segurança da população.

 

Devido a esses motivos que os resíduos de serviços de saúde recebem uma atenção especial quanto ao seu gerenciamento. Assim criaram-se legislações e normas técnicas específicas que se apoiam em uma base científica sólida de como esses resíduos devem ser gerenciados. Por fim, a fiscalização fica por conta dos órgãos públicos que visam cuidar da elaboração e fiscalização do PGRSS. Legislação RDC 306/2004 ANVISA e Resolução CONAMA nº358/2005 .

 

METODOLOGIA

 

Apresentação através de manual, folder e slides informativos, ressaltando a importância do PGRSS, desde a geração até a destinação final de todo resíduo produzido após os procedimentos, instruindo os profissionais da área, alunos, funcionários e professores da instituição ESFA, a importância dos cuidados necessários com esse tipo de resíduo.

 

OBJETIVO GERAL

 

O objetivo do PGRSS é minimizar ou eliminar a geração de resíduo e garantir que os resíduos, uma vez produzidos, recebam encaminhamento correto e eficiente, tendo em vista a proteção não só dos trabalhadores, como também do meio ambiente e da saúde pública.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·                     Identificar os tipos de resíduos utilizados na odontologia e na saúde pública.

·                     Demonstrar o modo de armazenamento e descartes do material a ser eliminado.

·                     Compreender os riscos que estes materiais acarretam na saúde e no meio ambiente.

 

 

LINK