ORIENTAÇÃO SOBRE A DOENÇA PERIODONTAL NA GESTAÇÃO, SEUS RISCOS E PREVENÇÃO

Integrantes:

ANABELLE PEREIRA PALAORO, CLARA JABLONOVSKI SERING, DHENIFFER SCHULZ, IZABELLA GUERRA FIENI, JAMEICA KEMPIM KEPP, MARIA EDUARDA MILANEZI, SOFIA NOVAES

Problema/proposta:

Inúmeras grávidas enfrentam desafios na saúde bucal devido à falta de informação sobre o assunto. Atualmente, tem-se observado casos de gestantes com doença periodontal, o que impacta diretamente na qualidade de vida da gestante e, por conseguinte, no desenvolvimento do feto. A escolha desse tema foi motivada pelo interesse das alunas em compreender como a doença periodontal representa um risco para a gestante e o feto em desenvolvimento. Além disso, há preocupação em relação aos casos de gestantes com doença periodontal, que têm apresentado associação da doença com complicações na gravidez, baixo peso do bebê ao nascer, impacto do processo saúde-doença periodontal no parto prematuro e outros problemas decorrentes da doença.

Escopo da solução:

Com o objetivo de informar gestantes sobre a doença periodontal, seus riscos e prevenções, iremos promover um momento de interação e troca de informações, na Unidade Básica de Saúde de São Lourenço. Foram distribuídos convites às gestantes, espera-se atender um público-alvo de aproximadamente 8 mães. Para tornar a palestra mais interativa, serão utilizados recursos como: quiz interativo sobre a higiene bucal, como um jogo de pergunta e resposta, para tornar o quiz mais dinâmico foram confeccionadas plaquinhas afirmativas (dente feliz) e negativas (dente triste), banner com imagens e principais informações, que após a intervenção ficará disponibilizado na UBS, para que possam ter acesso às informações adquiridas na palestra. Visando promover a prevenção de doenças bucais e motivar as gestantes, também serão distribuídos kits de higiene bucal, contendo uma escova de dentes, pasta com flúor, fio dental e enxaguante bucal. Com intuito de maior participação, haverá um coffee break para um momento de confraternização, esclarecimento de dúvidas, considerações e bate-papo.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Unidade de Saúde da Família de São Lourenço.

Intervenção sobre a Doença Cárie e instrução sobre higiene bucal na “Escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Hermann Berger”.

Integrantes:

Lara Oliveira Silva, Leticia Furini, Agnis Vitória De Souza Furtado, Paula Auanny Magnólia Dias, Davi Calazans, Livia Callegario, Layssa Barbosa

Problema/proposta:

A doença bucal em crianças com maior prevalência no cenário mundial é a cárie, originada pela desmineralização dos tecidos dentários devido à ação de ácidos produzidos por bactérias presentes no biofilme.

A cárie é influenciada por fatores como biofilme, dieta e tempo. Sabe - se que crianças até 05 anos são dependentes dos pais ainda, por esse motivo escolhemos a faixa etária de 9 a 10 anos onde as crianças já tem uma coordenação motora mais desenvolvida. Portanto, dessa forma, podemos motivar as crianças a fazerem e desenvolver hábitos saudáveis para a melhoria da saúde bucal.

Escopo da solução:

O grupo fez uma apresentação com slides interativos, para mostrar informações sobre a doença cárie e as formas de prevenção. O intuito foi chamar a atenção das crianças quanto a boa alimentação e a higienização correta.

Foi utilizado durante o trabalho cartazes interativos, dessa forma a primeira dinâmica foi mostrar a anatomia do dente, e em seguida a dinâmica do dente feliz(com alimentos saudáveis) e o dente triste (com alimentos não saudáveis). Além de jogo de perguntas e respostas para prender a atenção das mesmas.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Hermann Berger

PROMOVENDO A SAÚDE BUCAL EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Uma abordagem integrada para a prevenção da cárie e da doença periodontal.

Integrantes:

Ana Carolina Bayer Plotegher, Beatriz Fiorido de Melo, Isabeli Damiani Zamprogno, Rayssa Alves Quintanilha, Victoria Bicalho Costa Pianissola, Yuri Rodrigues Pupim

Problema/proposta:

As pessoas com deficiência compreendem uma parcela significativa da população mundial, abrangendo uma ampla gama de condições físicas, sensoriais, intelectuais e mentais. Diante disso, enfrentam uma barreira de dificuldades ao longo da vida, como exemplo o acesso aos serviços e cuidados à saúde, sendo necessário acompanhamento para conseguir realizar as tarefas no dia a dia.

A higiene bucal é de suma importância, é ensinada tanto no meio familiar, como em escolas, com o próprio profissional da saúde e entre outros. Em relação a isso, esse público é mais susceptível a desenvolver problemas bucais como cárie e doença periodontal.

Escopo da solução:

O objetivo do nosso projeto é auxiliar e ensinar para as pessoas com deficiência como realizar uma higienização bucal correta, para prevenir cárie e doença periodontal.

Não existe apenas uma abordagem única para todos os casos, a inclusão é uma forma de saber reconhecer que sempre existe a possibilidade de personalizar os cuidados com a saúde bucal de acordo com as capacidade e limitações de cada indivíduo. Dessa forma, o teatro proporcionará uma abordagem dinâmica e acessível, combinando informações educativas sobre técnicas de escovação, prevenção de cárie e doenças periodontais, com atividades práticas e recreativas, como jogo da memória, jogo da velha, amarelinha, identificação de alimentos saudáveis e prejudiciais visando engajar o público-alvo de forma eficaz e impactante.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Doctor Oral e Associação Pestalozzi de Santa Teresa.

EDUCANDO SOBRE A FLUROSE DENTÁRIA EM PACIENTES INFANTÍS NO COLÉGIO SANTA CATARINA

Integrantes:

Othavio Casagrande Candido, Laura Ventorin, Luan Mungo, Thaíssa Oliveira Silva, Monique Gabriela Leite Tavares, Eduarda Oliveira Correa.

Problema/proposta:

A cárie é o problema de saúde bucal mais prevalente na sociedade. Após a década de 80, avanços referentes a isso foram feitos, como a utilização do flúor. No entanto, problemas decorrentes disso foram observados, como no caso da fluorose.

Sua manifestação clínica consiste em manchas de coloração variável do branco ao castanho escuro no esmalte dentário, podendo apresentar ainda áreas hipoplásica e de erosão.

O público mais afetado é de 2 a 9 anos, o que dificulta o trabalho sobre isso, devido à falta de coordenação motora e difícil entendimento. Com isso, acabam ingerindo quantidades de flúor elevadas, através da escovação.

Escopo da solução:

Sendo assim, o grupo realizará atividades direcionados ao público alvo, no Colégio Santa Catarina, acerca da fluorose dentária, destacando as características do problema, sua manifestação, tratamento, como que ocorre e como evitá-lo, através de banner, maquete e uma aula de escovação. Nessa aula, será abordada praticas corretas de escovação, uso correto dos dentifrícios fluoretados e alertar sobre os riscos da ingestão elevada do flúor.

Descrição do resultado:

Em breve.

Saúde bucal nas escolas: interação com as comunidades distritais do município de Santa Teresa

Integrantes:

Livia Callegario, Milena Souza Gramas, Willian da Costa Pignaton, Laila Kesya Paiom Recla, Patrick Lorenzo Belmiro da Silva, Kamila Campos Simora, João Vítor Morgado Tótola

Problema/proposta:

A cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal na maioria dos países, afetando cerca de 60% dos estudantes. Sua ocorrência é importante causa de dor, perda dentária e problemas na escola.

Segundo o SB Brasil de 2010, aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, que é responsável por mais de 80% do índice. Esse dado é de extrema relevância aos gestores, aos profissionais de saúde e aos pais/responsáveis, pois a cárie precoce de infância é uma condição evitável por meio da promoção de hábitos saudáveis, como o não consumo de alimentos com adição de açúcar e/ou ultraprocessados e o incentivo à escovação dentária a partir da erupção dos dentes na boca – especialmente a escovação noturna antes da criança dormir.

Escopo da solução:

Considera-se que a articulação entre escola e saúde é fundamental, pois as escolas são espaços privilegiados para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, sendo o local fundamental para disseminar informações de importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, estimulando a autonomia e as práticas de cuidado. Assim, o presente projeto pretende avaliar a prevalência de cárie em estudantes da educação infantil da escola EMEIEF Sebastião José Pivetta, gerando dados que possam auxiliar no planejamento de ações que visem diminuir estes índices levando em consideração a realidade desta população específica, promovendo educação em saúde bucal com apresentação de teatro que aborde de forma lúdica a instrução de higiene bucal, hábitos alimentares e comportamentais, além de escovação assistida e encaminhamento de bilhete aos pais informando quanto a situação de condição de saúde bucal do seu filho. Espera-se que executando este projeto seja possível colaborar tanto com a comunidade quanto com o município, levando informação, auxiliando na prevenção e promoção de saúde bucal além de gerar dados que possam contribuir com o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

EMEIEF Sebastião José Pivetta; Secretaria Municipal de Saúde

Saúde bucal nas escolas: interação com as comunidades distritais do município de Santa Teresa

Integrantes:

Bianca Torres Abib, Davi Medeiros Calazans, Gustavo Lucas Basílio, Isabela Altoé Gusmão, Letícia Lopes Lima, Luan Mungo, Victória Bicalho Costa Pianissola

Problema/proposta:

A cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal na maioria dos países, afetando cerca de 60% dos estudantes. Sua ocorrência é importante causa de dor, perda dentária e problemas na escola. Segundo o SB Brasil de 2010, aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, que é responsável por mais de 80% do índice. Esse dado é de extrema relevância aos gestores, aos profissionais de saúde e aos pais/responsáveis, pois a cárie precoce de infância é uma condição evitável por meio da promoção de hábitos saudáveis, como o não consumo de alimentos com adição de açúcar e/ou ultraprocessados e o incentivo à escovação dentária a partir da erupção dos dentes na boca – especialmente a escovação noturna antes da criança dormir.

Escopo da solução:

Considera-se que a articulação entre escola e saúde é fundamental, pois as escolas são espaços privilegiados para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, sendo o local fundamental para disseminar informações de importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, estimulando a autonomia e as práticas de cuidado. Assim, o presente projeto pretende avaliar a prevalência de cárie em estudantes da educação infantil e fundamental I da escola EMEIEF Vale de Tabocas, gerando dados que possam auxiliar no planejamento de ações que visem diminuir estes índices levando em consideração a realidade desta população específica, promovendo educação em saúde bucal com apresentação de teatro que aborde de forma lúdica a instrução de higiene bucal, hábitos alimentares e comportamentais, além de escovação assistida e encaminhamento de bilhete aos pais informando quanto a situação de condição de saúde bucal do seu filho. Espera-se que executando este projeto seja possível colaborar tanto com a comunidade quanto com o município, levando informação, auxiliando na prevenção e promoção de saúde bucal além de gerar dados que possam contribuir com o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

EMEIEF Vale de Tabocas; Secretaria Municipal de Saúde

Saúde bucal nas escolas: interação com as comunidades distritais do município de Santa Teresa

Integrantes:

Alcimeiri do Nascimento Fornaciari, Anna Cristina Guidoti Sangalli, Gabriely do Nascimento Sampaio, Gisele Breda Côco, Ingrid Mendes Drumon, Rayane Eduarda Correia Moura, Yasmin Merlo Vago

Problema/proposta:

A cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal na maioria dos países, afetando cerca de 60% dos estudantes. Sua ocorrência é importante causa de dor, perda dentária e problemas na escola. Segundo o SB Brasil de 2010, aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, que é responsável por mais de 80% do índice. Esse dado é de extrema relevância aos gestores, aos profissionais de saúde e aos pais/responsáveis, pois a cárie precoce de infância é uma condição evitável por meio da promoção de hábitos saudáveis, como o não consumo de alimentos com adição de açúcar e/ou ultraprocessados e o incentivo à escovação dentária a partir da erupção dos dentes na boca – especialmente a escovação noturna antes da criança dormir.

Escopo da solução:

Considera-se que a articulação entre escola e saúde é fundamental, pois as escolas são espaços privilegiados para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, sendo o local fundamental para disseminar informações de importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, estimulando a autonomia e as práticas de cuidado. Assim, o presente projeto pretende avaliar a prevalência de cárie em estudantes do ensino fundamental da escola EMEF Visconde de Inhaúma, gerando dados que possam auxiliar no planejamento de ações que visem diminuir estes índices levando em consideração a realidade desta população específica, promovendo educação em saúde bucal com apresentação de teatro que aborde de forma lúdica a instrução de higiene bucal, hábitos alimentares e comportamentais, além de escovação assistida e encaminhamento de bilhete aos pais informando quanto a situação de condição de saúde bucal do seu filho. Espera-se que executando este projeto seja possível colaborar tanto com a comunidade quanto com o município, levando informação, auxiliando na prevenção e promoção de saúde bucal além de gerar dados que possam contribuir com o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

EMEF Visconde de Inhauma; Secretaria Municipal de Saúde

Saúde bucal nas escolas: interação com as comunidades distritais do município de Santa Teresa

Integrantes:

Gabrielle Souza de Deus, Gustavo Dias Viana, Isabela Totola Pauli, Kathellyn Neitzl Vargas, Maria Luiza Rocon Pedreira, Laysa Gabiella Hartwig, Sabrina Neitzl Vargas, Scarlathy Cadeias Lucas

Problema/proposta:

A cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal na maioria dos países, afetando cerca de 60% dos estudantes. Sua ocorrência é importante causa de dor, perda dentária e problemas na escola. Segundo o SB Brasil de 2010, aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, que é responsável por mais de 80% do índice. Esse dado é de extrema relevância aos gestores, aos profissionais de saúde e aos pais/responsáveis, pois a cárie precoce de infância é uma condição evitável por meio da promoção de hábitos saudáveis, como o não consumo de alimentos com adição de açúcar e/ou ultraprocessados e o incentivo à escovação dentária a partir da erupção dos dentes na boca – especialmente a escovação noturna antes da criança dormir.

Escopo da solução:

Considera-se que a articulação entre escola e saúde é fundamental, pois as escolas são espaços privilegiados para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, sendo o local fundamental para disseminar informações de importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, estimulando a autonomia e as práticas de cuidado. Assim, o presente projeto pretende avaliar a prevalência de cárie em estudantes do ensino fundamental da escola EMEF Visconde de Inhaúma, gerando dados que possam auxiliar no planejamento de ações que visem diminuir estes índices levando em consideração a realidade desta população específica, promovendo educação em saúde bucal com apresentação de teatro que aborde de forma lúdica a instrução de higiene bucal, hábitos alimentares e comportamentais, além de escovação assistida e encaminhamento de bilhete aos pais informando quanto a situação de condição de saúde bucal do seu filho. Espera-se que executando este projeto seja possível colaborar tanto com a comunidade quanto com o município, levando informação, auxiliando na prevenção e promoção de saúde bucal além de gerar dados que possam contribuir com o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

EMEIEF Professor Hausler; Secretaria Municipal de Saúde

Saúde bucal nas escolas: interação com as comunidades distritais do município de Santa Teresa

Integrantes:

Amanda Crystina Assis Araújo, Isabelle Sylvestre Trombeta, Joanna de Oliveira, Lara Klug Gums, Lorran de Melo Bragança, Marcela Carminati Oliveira, Silvestre Ataides de Assis Filho

Problema/proposta:

A cárie continua sendo o principal problema de saúde bucal na maioria dos países, afetando cerca de 60% dos estudantes. Sua ocorrência é importante causa de dor, perda dentária e problemas na escola. Segundo o SB Brasil de 2010, aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, o índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, que é responsável por mais de 80% do índice. Esse dado é de extrema relevância aos gestores, aos profissionais de saúde e aos pais/responsáveis, pois a cárie precoce de infância é uma condição evitável por meio da promoção de hábitos saudáveis, como o não consumo de alimentos com adição de açúcar e/ou ultraprocessados e o incentivo à escovação dentária a partir da erupção dos dentes na boca – especialmente a escovação noturna antes da criança dormir.

Escopo da solução:

Considera-se que a articulação entre escola e saúde é fundamental, pois as escolas são espaços privilegiados para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, sendo o local fundamental para disseminar informações de importância dos cuidados adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, estimulando a autonomia e as práticas de cuidado. Assim, o presente projeto pretende avaliar a prevalência de cárie em estudantes do ensino fundamental da escola EMEF Visconde de Inhaúma, gerando dados que possam auxiliar no planejamento de ações que visem diminuir estes índices levando em consideração a realidade desta população específica, promovendo educação em saúde bucal com apresentação de teatro que aborde de forma lúdica a instrução de higiene bucal, hábitos alimentares e comportamentais, além de escovação assistida e encaminhamento de bilhete aos pais informando quanto a situação de condição de saúde bucal do seu filho. Espera-se que executando este projeto seja possível colaborar tanto com a comunidade quanto com o município, levando informação, auxiliando na prevenção e promoção de saúde bucal além de gerar dados que possam contribuir com o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

EMEIEF Paulino Rocon; Secretaria Municipal de Saúde de Santa Teresa

Levantamento odontológico dos principais agravos de saúde bucal dos alunos do 6º ao 9º ano da escola EMEIEF Paulino Rocon

Integrantes:

Todos os alunos do quinto período.

Problema/proposta:

Os problemas de saúde pública associados a doenças bucais são relevantes no Brasil e no mundo. O estudo Global Burden of Diseases (2015) mostrou que cerca de 3,5 bilhões de pessoas eram afetadas por agravos de saúde bucal em todo mundo. Os agravos bucais mais prevalentes em idade escolar são: a cárie dentária, as doenças periodontais e os traumas orodentais. Em 2023, foi realizado pela ESFA em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa o evento Caravana da Saúde, onde foi realizado pelo curso de Odontologia, o levantamento de dados quanto a prevalência de cárie em 444 alunos da rede municipal de ensino, mostrando que a prevalência de cárie foi de 41%, sendo que a escola com maior prevalência da doença foi a EMEIEF Paulino Rocon, localizada em Alto Caldeirão, com índice de 52,63%.

Escopo da solução:

Atendimento aos estudantes do 6º ao 9º ano da EMEIEF Paulino Rocon na clínica Odontológica da ESFA. Será encaminhado um termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) aos responsáveis legais do estudante pela agenda escolar. A Prefeitura municipal de Santa Teresa se responsabilizará por trazer os estudantes à clínica Odontológica da ESFA. A proposta é que seja feito o exame clínico quanto aos principais agravos bucais (CPOD, condições periodontais, traumatismo dentário, oclusopatias), execução da revelação do biofilme dentário, instrução de higiene bucal, profilaxia e aplicação tópica de flúor quando indicado. Os estudantes que não apresentarem nenhum tipo de agravo bucal receberão uma carta de congratulação e a sugestão de acompanhamento semestral na própria unidade de saúde presente no local onde residem. Os estudantes que apresentarem algum tipo de agravo bucal receberão encaminhamento para atendimento. A partir dos dados coletados, será gerado um relatório com os principais agravos encontrados, o qual será entregue a coordenação de saúde bucal do município de Santa Teresa.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Secretaria Municipal de saúde de Santa Teresa