Intervenção grupal na Associação de Produtores de Artesanato de Santa Teresa (APROAST)

Integrantes:

Elinara Busato, Keila Rodrigues Monteiro, Mirela Aparecida Auer Pagung Pedro e Patricia Ortolani Santana.

Problema/proposta:

Conforme previsto como objetivo do integrador de extensão III, objetivou-se produzir análises sobre o modo de funcionamento de uma organização grupal de Santa Teresa. Optou-se por realizar o trabalho na Associação de Produtores de Artesanato de Santa Teresa (APROAST), que possui um impacto positivo no desenvolvimento econômico, cultura e nas tradições da região, destacando sua importância para o fortalecimento dos mesmos em Santa Teresa. Além disso, avaliar as questões que interferem nas relações interpessoais e de grupo da APROAST.

Escopo da solução:

Em entrevistas preliminares com integrantes do grupo observou- se dificuldades no sentimento de pertença do grupo e dificuldade de articulação entre seus integrantes. De acordo com as demandas apresentadas foi elaborado uma proposta de intervenção grupal a ser desenvolvida com os associados, afim de trabalhar as problemáticas apresentadas pelo grupo, tais como: o trabalho em equipe, o compromisso de cada um diante a associação, a importância da colaboração e a presença nos eventos dos quais a APROAST participa.

Descrição do resultado:

Em breve.

Conexões entre o Teatro do Oprimido e a Psicologia

Integrantes:

Elza Beatriz Coffler Bolsoni, Érica de Oliveira Fiorotti, Lilian Couto Cosme, Lucas Mello Nunes, Rogéria Guaitolini.

Problema/proposta:

O presente trabalho está embasado dentro da Psicologia Social com foco em dinâmicas de grupo. Optou-se pelo referencial teórico do Teatro do Oprimido, proposto por Augusto Boal. Essa arte é uma forma de comunicação na qual os sujeitos podem utilizar o corpo de forma a expor sentimentos, organizar recitais e peças com técnica, baseado em um contexto social. A partir dessas informações, foi estabelecido, em grupo, trabalhar com a companhia de teatro Rizzo em Santa Teresa–ES. Dado o exposto, o referido trabalho visa fazer uma conexão entre o método teatral do Teatro do Oprimido com a psicologia por meio de análises durante os encontros realizados com o grupo de teatro no município. O objetivo final do trabalho é a confecção de um diário de bordo estabelecendo a relação entre os jogos do método praticado, com o campo de estudo da psicologia.

Escopo da solução:

O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva aplicada, que tem como princípio a análise do grupo de teatro e como suas dinâmicas coincidem com premissas do campo de estudo da psicologia. Para a análise foi utilizada a metodologia da Pesquisa-ação. No primeiro momento foi estabelecido contato com a liderança do grupo que ministrou a oficina para os estudantes da ESFA “Introdução ao Teatro do Oprimido e Jogos Propostos” da Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa. Foi realizada uma entrevista não-estruturada em que, além de uma introdução ao teatro do oprimido, foi ofertado a participar das aulas de teatro como alunos, tendo assim melhor oportunidade para inserção e possibilidade de explorar o teatro. Os encontros foram realizados nas segundas-feiras, entre o período de 11 de março a 06 de maio do ano de 2024 (9 encontros), no horário de 18:00 às 22:00 horas. A partir das experiências vivenciadas, foi debatido entre os pesquisadores a relação entre os jogos e sua conexão com a psicologia e no processo foi produzido um diário de bordo.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Companhia de Teatro Rizzo

Fundamentos teóricos da pesquisa-ação e o conhecimento da população de Santa Teresa-ES sobre ONGs e Grupos existentes na comunidade

Integrantes:

Carolina Rasch Biasutti, Igor Binow Pivetta, Larissa Rodrigues Chote, Marinalva De Sousa Dettmann

Problema/proposta:

O grupo iniciou contactando uma ONG interessada em colaborar com o projeto, que inicialmente se mostrou aberta ao diálogo. Após algumas tratativas, essa organização cessou as respostas às mensagens e aos e-mails enviados pelo grupo. Em face das dificuldades para localizar outras ONGs aptos a desenvolver o projeto e grupos comunitários locais, surgiu interesse dos alunos em desenvolver uma pesquisa acerca do conhecimento da população local sobre a existência na comunidade de ONGs e os Grupos locais, e entender se essa dificuldade estaria restrita apenas ao grupo ou se a população local também desconhece a presença das mesmas. Isso ajudaria a determinar se a dificuldade em encontrar colaboradores era uma questão isolada ou não.

Escopo da solução:

A solução encontrada pelo grupo foi a elaboração de um questionário abordando tópicos de conhecimento e informação da população local sobre as ONGs e Grupos existentes na comunidade. Entender se a dificuldade encontrada inicialmente pelos membros do grupo tratava-se também de um desconhecimento geral da população. Após pesquisa, a ideia de solução foi criar um conteúdo informativo sobre as ONGs e os Grupos da Comunidade local, seus objetivos, funções, áreas de atuação, bem como a divulgação dos mesmos. Informações adicionais: Faremos o uso de Banner para apresentação da Mostra de Projetos Integradores e disponibilizaremos um QR Code para o acesso de informações sobre o resultado da pesquisa e informações sobre as ONGs e Grupos locais encontrados no Município.

Descrição do resultado:

Em breve.

Movimento das Mães que oram pelos filhos: uma intervenção grupal

Integrantes:

Arthur Vittore da Vitoria Xavier, João Vitor Carvalho Totola e Anderson Teodoro Aguiar da Silva.

Problema/proposta:

De acordo com a necessidade do Projeto Integrador de Extensão III de promover uma intervenção em um grupo da comunidade, o grupo em questão decidiu realizar a ação prevista no “Movimento das Mães Que Oram Pelos Filhos”, um grupo de mulheres que se reúne semanalmente para compartilhar as dificuldades envolvendo seus filhos (luto, drogas, separação, doenças, crimes e etc..), afim de aprofundar as práticas da Psicologia com o meio religioso e dessa forma, compreender como ambos podem trabalhar juntos e apresentar esse resultado em questão para o Movimento, afim de agregar em seus encontros e promover reflexões.

Escopo da solução:

Através da abordagem humanista dentro da Psicologia, com estudos desenvolvidos por Carl Rogers envolvendo dinâmicas de grupo e autoconhecimento, a intervenção do grupo consiste em aplicar as técnicas desenvolvidas por Carl, afim de facilitar espaços de reflexão e compartilhamento para que as mães possam explorar seus sentimentos e desafios mediante a problemática apresentadas, incentivando seu desenvolvimento, permitindo que as mães explorem sua relação com a fé de acordo com as experiências obtidas na intervenção. Foram realizadas três intervenções com uma psicóloga convidada que realizou as vivências grupais juntamente com o grupo, promovendo a integração entre as mães e a abertura de um espaço para reflexões e aprofundamento de experiências emocionais.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Movimento das Mães Que Oram Pelos Filhos

Grupo de Gestão Autônoma de Medicação para os usuários do CAPS I de Santa Teresa-ES

Integrantes:

Ana Karla Machado, Henrique V. Coli, Larissa D’avila Gomes, Pablo Sérgio Vago e Vinicios S. Silveira.

Problema/proposta:

Inicialmente a proposta de intervenção seria para os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mas em decorrências de imprevistos, o grupo mudou o público alvo para os usuários do mesmo serviço. A equipe validou a proposta do projeto de extensão e se mostrou disposta a colaborar. Em decorrência do alto índice de medicalização entre os usuários, o presente trabalho se mostrou necessário para promover autonomia e conhecimento acerca da relação dos indivíduos com o uso dos psicotrópicos prescritos. Também foi avaliado a possibilidade de adotar o Guia de Gestão Autônoma da Medicação (guia GAM) como ferramenta interna do CAPS I de Santa Teresa–ES, caso o projeto traga resultados positivos.

Escopo da solução:

A solução encontrada pelo grupo foi a aplicação do guia GAM para os usuários do CAPS I, abordando tópicos de conhecimento e informação sobre a promoção da qualidade de vida para além do uso da medicação psicotrópica. Através dos dados coletados após a aplicação do guia GAM no grupo terapêutico de pessoas em abuso de substâncias psicoativas, serão realizadas análises, principalmente da visão do público alvo sobre a medicação ser a única ferramenta do processo de tratamento.

Descrição do resultado:

Em breve.

Práticas de educação em saúde na comunidade quilombola de São Pedro

Integrantes:

Brenda Jacob, Flavia Pugnal, Írispaula Fagundes, Livia Simoura

Problema/proposta:

O grupo iniciou o projeto a partir do conhecimento de que havia indícios de que a Comunidade Quilombola de São Pedro, localizada nos limites entre Fundão, Santa Teresa e Ibiraçu, passava por dificuldades no acesso à saúde, devido ao seu contexto histórico e isolamento geográfico. A partir disso, foram feitas duas visitas de campo na comunidade. Na segunda ida a campo, uma profissional da Unidade Básica de Saúde da comunidade trouxe à tona um problema muito latente na comunidade: o excesso do uso de medicação controlada, em detrimento de outros possíveis tratamentos para transtornos mentais e emocionais, causada pela dificuldade de acesso à profissionais do campo da saúde mental e a ausência de educação em saúde mental.

Escopo da solução:

A solução encontrada para o problema foi a elaboração de uma intervenção de educação em saúde mental, construída com auxílio de uma profissional da Unidade Básica de Saúde que atende a comunidade, dos próprios moradores e de estudantes do nono período do curso de Psicologia, que estão entrando em parceria nesta ação. Essa intervenção de educação em saúde segue os moldes de uma roda de conversa e visa apresentar os riscos do uso excessivo de medicação controlada e trabalhar estratégias de cuidado à saúde mental (autocuidado, autoconhecimento, técnicas de relaxamento), que podem de ser feitas pelos próprios moradores dentro do contexto no qual estão inseridos, fornecendo alternativas no lugar do uso excessivo da medicação. O grupo ainda busca articular a facilitação do acesso da comunidade à psicoterapia, como estratégia mais efetiva para a solucionar as questões de saúde mental enfrentadas pela comunidade quilombola.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Unidade Básica de saúde de São Pedro

Proposta de grupo de saúde mental durante o movimento grevista no Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Santa Teresa

Integrantes:

Carolaine Maria Marianelli Pereira, Eduarda Amaral da Conceição, Hudson Corrêa Júnior

Problema/proposta:

O grupo iniciou contactando a coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Santa Teresa. Para uma proposta de grupo terapêutico com alunos do ensino médio da instituição. No entanto, durante o decorrer do processo, eclodiu uma paralisação das atividades pelo movimento grevista, que, segundo o site Carta Capital em pauta nacional unificada, os docentes das universidades e institutos federais reivindicam reajuste salarial. Essa paralisação dificultou o acesso aos estudantes, para realização da proposta anterior de intervenção, uma vez que houve uma redução da carga horária dos mesmos. Mediante tal contexto, está sendo reestruturada a proposta de intervenção no sentido de incorporar as ações às atividades do movimento grevista, pelo entendimento de que as pautas dos trabalhadores também estão relacionadas com seu processo de saúde.

Escopo da solução:

A solução encontrada pelo grupo foi a criação de apenas uma roda de conversa com os alunos, para acolhimento de suas demandas considerando o contexto de greve da instituição, ao invés de um grupo terapêutico semanal.

Considerando a mudança de proposta, serão também realizadas entrevistas individuais com os professores, utilizando o modelo semiestruturado, com o objetivo de entender o contexto grevista através da visão deles.

Descrição do resultado:

Em breve.

A Cartografia como método de pesquisa-intervenção nos processos de trabalho

Integrantes:

Alice Vargas Correa da Silva, Jane Rênia da Silva, Joathan Eustáquio Zanoni Moreira, Vanessa Gazzolli de Souza, Yasmin Marques Loureiro Vicente

Problema/proposta:

Este projeto visa desenvolver atividades na casa de repouso Brisa da Montanha, que é responsável por atender idosos. Foram realizadas visitas à casa com o objetivo de analisar os processos de trabalho, bem como suas implicações na subjetividade dos colaboradores e suas possíveis consequências, investigando também as estratégias de enfrentamento adotadas por eles para lidar com o estresse e demais demandas do ambiente laboral, além de potencializar novas formas de emancipação e protagonismo dos colaboradores.

Escopo da solução:

Promover a aplicação e prática das técnicas da clínica da atividade de Yves Clot, salientando a importância das análises no ambiente de trabalho e suas formas de expressão, podendo oferecer novos traços de criação de saúde para os trabalhadores e novas formas de subjetivação e autonomia no ambiente de trabalho.

Descrição do resultado:

Em breve.

Criado com o Padlet

Projeto integrador de extensão VII

Integrantes:

Derlanya Barbosa da Silva, Julio Cesar Pereira dos Santos Nogueira, Líbina Luiza de Carvalho Barboza, Mileide Zortea Coradini

Problema/proposta:

O grupo iniciou contactando alunos da instituição de ensino ESFA que tenham interesse em colaborar com o projeto e estejam abertos a compartilhar informações pessoais em grupo. A proposta do grupo é compartilhar possíveis frustrações, conhecimento e pensar em possíveis demandas. Após algumas tratativas, o grupo conseguiu confirmar a presença de algumas pessoas que poderiam comparecer nos dias e horários propostos, sendo essas pessoas pais ou mães, independente da idade que estejam cursando o ensino superior. Em face das dificuldades para localizar outras pessoas, podemos já fazer análises sobre a situação, por a maternidade e os estudos demandarem muito tempo e energia, não seja tão fácil adicionar outros eventos no dia a dia. Dessa forma o grupo ainda persiste procurando mais membros, mesmo sendo difícil a disponibilidade, a roda de conversa pode conseguir auxiliar, até mesmo como um espaço seguro de escuta ativa.

Escopo da solução:

A solução encontrada pelo grupo foi a elaboração e organização de 4 encontros abordando tópicos importantes relacionados a maternidade e paternidade no âmbito acadêmico.

Cada encontro terá seu próprio tema instigador que servirão como provocações aos participantes para gerar debates e trocas de experiências para que os mesmos possam ter novas visões e novas formas de exerceram suas funções maternais e paternais de forma mais harmoniosa com o contexto estudantil, não somente procurando soluções os grupos servirão como ambiente de apoio e validação dos sentimentos de cada indivíduo, para que os mesmos possam se sentir acolhidos e seguros em meio aos seus semelhantes.

Descrição do resultado:

Em breve.

Criado com o Padlet

Saúde mental: uma intervenção teórico-metodológica sobre saúde mental na terceira idade no município de Itarana/ES.

Integrantes:

Jaíne Fardin, Larissa comper Scoota, Matheus da Silva Rigamonte, Paola totola

Problema/proposta:

O grupo iniciou um primeiro contato ao Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos

(SCFV) no município de Itarana–ES, com o foco voltado para a Saúde mental de idosos, a

partir do primeiro contato realizado aceitaram prontamente colaborar com o projeto que será

desenvolvido esse especificamente com o mesmo. A partir do Projeto Integrador de

Extensão VII surgiu o interesse dos alunos em saber como é desenvolvida as atividades de

grupo com esse público, visando também a qualidade de vida na melhor idade, com intuito

de levar informações sobre saúde mental e uma vida ativa com práticas de hábitos saudáveis

e entender se esses fatores atendem as respectivas demandas pensando também aos

idosos considerados socialmente vulneráveis e aos grupos de risco

Escopo da solução:

A proposta estudada pelo grupo será inicialmente em apresentar e aplicar nossa intervenção

do Projeto Integrador de Extensão VII com tema: SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE,

que contém material informativo, e posteriormente será realizado também uma roda de

conversa com dinâmicas criativas, atividades lúdicas e reflexivas para cada dia do encontro.

Dessa forma, iremos facilitar assim o diálogo e acompanhamento das necessidades

individuais, garantindo a efetiva convivência e fortalecimento dos vínculos relacionais, e

acolhendo as demandas apresentadas pelos idosos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Criado com o Padlet

Melhoria Psicossocial e Organizacional no Sistema Prisional: Uma Abordagem de Pesquisa-Ação

Integrantes:

Luiz Rosa, Bruno Jastrow, Julio Kuster, Silvanna Pinheiros

Problema/proposta:

A pesquisa-ação foi aplicada no contexto da Secretaria Estadual de Justiça do Espírito Santo, especificamente nos departamentos que lidam diretamente com os agentes penais e outros trabalhadores do sistema prisional. A investigação foi conduzida ao longo do primeiro semestre de 2024, com o objetivo de identificar e abordar os principais desafios psicossociais e organizacionais enfrentados por esses trabalhadores.

O problema central identificado envolve altos níveis de estresse, ansiedade e insatisfação no trabalho, decorrentes da natureza desafiadora e estressante das funções desempenhadas pelos agentes penais. Esses problemas foram observados em diversos setores da Secretaria, incluindo os departamentos de segurança e administração.

Escopo da solução:

A solução proposta baseia-se na implementação de um conjunto de intervenções organizacionais e psicossociais, fundamentadas nos princípios da pesquisa-ação. As intervenções incluem a apresentação de propostas de melhorias baseadas em prévia pesquisa realizada em campo para a Direção-Geral da DICCME. Essas melhorias incluem a criação de programas internos de bem-estar e saúde mental, com sessões regulares de terapia e suporte psicológico, além de workshops sobre técnicas de gestão de estresse e bem-estar. Também será recomendada a renovação e melhoria dos espaços de trabalho para criar um ambiente mais seguro e confortável, juntamente com investimentos em tecnologias e recursos que facilitem o trabalho diário dos agentes. Além disso, serão recomendados programas de treinamento contínuo para melhorar as habilidades dos agentes penais e sessões de desenvolvimento profissional focadas em comunicação e mediação de conflitos. Para reduzir a sobrecarga de trabalho, recomenda-se a contratação de novos funcionários e a alocação de recursos adicionais para garantir a eficiência e eficácia das operações. Essas medidas visam não apenas resolver os problemas imediatos, mas também criar um ambiente de trabalho mais sustentável e saudável para o futuro, promovendo a redução significativa do estresse e ansiedade, aumento da satisfação no trabalho, desenvolvimento contínuo dos trabalhadores e uma cultura organizacional positiva que valorize o bem-estar e a saúde dos funcionários.

Descrição do resultado:

Em breve.

Criado com o Padlet

Doação de sangue e medula óssea

Integrantes:

Eloisa Raasch Seibert, Isadora Novaes, Maria Luisa Dos Santos Felix

Problema/proposta:

O grupo iniciou o projeto sabendo da existência de um ônibus que percorria diversos municípios do Estado (Espírito Santo) para realização da coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. Isso posto, foi realizado contato via e-mail para conseguir que a unidade móvel viesse até a faculdade ESFA que fica localizada em Santa Teresa. Com a notícia de que não existia mais este ônibus de coleta externa, planejou se outra ideia para colocar o projeto em prática. Com isso, propõe-se que um grupo de alunos fosse até a sede do próprio HEMOES (Hemocentro – Vitória–ES). Acordou-se uma visita técnica e a própria doação de sangue dos voluntários. Foi realizada uma parceria com a prefeitura de Santa Teresa para o fornecimento do transporte dos alunos e outros voluntários de Santa Teresa até o Hemocentro na cidade de Vitória.

Escopo da solução:

A solução encontrada pelo grupo foi a troca de ideia no meio do projeto. Ao invés de trazermos o ônibus até Santa Teresa, solicitamos um ônibus da prefeitura, para locomovermos todos os interessados em ajudar no projeto. Com dificuldade para acharmos as pessoas para contribuir com o projeto, foi proposta a ideia de fazer um panfleto e divulgá-lo para os alunos da faculdade, e assim termos mais adesão e mais gente para ajudar no projeto, também divulgamos postagens no Instagram para abranger mais pessoas de fora.

Foram criados posts e panfletos informativos com a proposta de incentivar a população. Foram entregues os mais de 100 panfletos na faculdade, e conseguimos 8 pessoas dispostas entre estudantes e amigos.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Hemocentro de Vitória, Prefeitura de Santa Teresa

Fundamentos teóricos da pesquisa-ação e o conhecimento dos funcionários da lanchonete de Itaguaçu-ES

Integrantes:

Ana Klara Gramelick Perdigão Peneda, Bianca de Oliveira Freitas, Bruna Galimberti Nogueira, Caio Fábio de Souza, Caio Souza Salviato, Ester Rodrigues de Oliveira, Isadora Becalli de Castro, Joice Yamim Nicoletti

Problema/proposta:

Inicialmente, o grupo contactou com uma lanchonete interessada em colaborar com o projeto, que se mostrou aberta ao diálogo. Esse projeto objetivou o acompanhamento do processo de trabalho de uma empresa. No decorrer das visitas, ficou constatado que os funcionários enfrentam uma sobrecarga de trabalho significativa, devido aos horários intensos que a lanchonete possui. Resultando em altos níveis de estresse e insatisfação, além da dificuldade de estabelecer uma vida social e tempo de qualidade com a família/filhos/amigos, tendo em vista que o horário de funcionamento da empresa se dá no contra turno do horário comercial, além de que a grande maioria dos entrevistados relataram possuir outro vínculo empregatício para complementação de renda. Observou-se que a equipe é insuficiente para lidar com a alta demanda, especialmente durante os horários com maior movimento e o excesso de carga horária que agravam a situação. Observou-se também ser necessário implementar estratégias para melhorar a gestão de tempo e possível contratação de novos funcionários para equilibrar a carga de trabalho.

Escopo da solução:

A primeira medida foi realizar um levantamento detalhado das necessidades pessoais de cada funcionário. Com base nessa análise, o grupo chegou à conclusão de que devem ser apresentadas as seguintes propostas de intervenção para o gestor: estabelecer escalas entre os funcionários, com o objetivo de reduzir a carga horária dos mesmos, além disso, deve-se iniciar um processo seletivo para contratação de novos funcionários. Essa estratégia não só tem o potencial de aliviar a carga dos funcionários atuais, mas, também, de promover um melhor atendimento ao público.

Descrição do resultado:

Em breve.

Criado com o Padlet

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: MASCULINIDADE APLICADA COMO RUPTURA DE PARADIGMAS SOCIAIS

Integrantes:

Julio, Ryan, João Wesley, Geferson

Problema/proposta:

A masculinidade tóxica e seus efeitos na vida do homem

Escopo da solução:

A ideia de solução vem de intervir de forma acolhedora, informativa, e orientadora. Abrir uma escuta aos problemas e trabalhar com informações uteis e orientações a possíveis soluções profissionais.

Descrição do resultado:

Em breve.

Fundamentos teóricos da pesquisa-ação sobre o conhecimento da saúde e lazer em São Roque do Cannã - ES

Integrantes:

Ana Júlia Ramos, Isadora Pinto Costa, Priscila Marta Dondone, Yara Albert e Amanda Leite

Problema/proposta:

Um grupo iniciou o contato com o secretário de esportes em São Roque do Canaã com o objetivo de realizar uma exibição de filme ao ar livre para a população adulta, enfatizando a importância da saúde e do lazer. No entanto, após uma análise mais aprofundada, o grupo decidiu adotar uma abordagem diferente. Eles optaram por contar uma história que envolvesse não apenas o público adulto, mas também chamasse a atenção das crianças, reconhecendo que elas também necessitam de momentos de lazer em suas vidas. Essa nova abordagem visa promover o bem-estar e a qualidade de vida para todas as faixas etárias.

Escopo da solução:

Para abordar a importância do lazer na vida das crianças, iniciamos uma história que destacava a necessidade de brincadeiras e momentos de descontração. Infelizmente, muitas crianças hoje em dia passam muito tempo em dispositivos eletrônicos, prejudicando sua saúde mental. Os pais, por sua vez, frequentemente estão focados no trabalho e não dedicam a atenção necessária ao lazer. Para combater essa rotina, promovemos atividades criativas, como desenhos com tinta guache e pula-pula para as crianças, com a autorização dos pais. Esses momentos proporcionaram às crianças uma pausa na correria do dia a dia e uma oportunidade para se divertirem e expressarem sua criatividade.

Descrição do resultado:

Em breve.

Qualidade de Vida no Trabalho segundo o modelo de Walton

Integrantes:

Gesielle Cardoso, Jordannny Louret, Marilia Celestri

Problema/proposta:

OBJETO DE ESTUDO:

O trabalho será aplicado nos colaboradores de duas empresas:

Wees Serviços e Treinamentos, empresa de alpinismo industrial localizada em João Neiva–ES.

Instituto Nacional Mata Atlântica, Museu localizado em Santa Teresa–ES.

OBEJETIVO DO TRABALHO:

O objetivo deste estudo é avaliar e comparar a qualidade de vida no trabalho entre os colaboradores da empresa Wees Serviços e Treinamentos, especializada em alpinismo industrial, localizada em João Neiva–ES, e o Instituto Nacional Mata Atlântica, um museu localizado em Santa Teresa–ES, utilizando o modelo de Walton. O estudo busca identificar fatores que contribuem para a qualidade de vida no trabalho, destacando aspectos como condições de trabalho, remuneração justa, desenvolvimento humano, clima organizacional, equilíbrio trabalho-vida pessoal, e impacto sobre a produtividade e satisfação dos colaboradores. Com base nessas análises, o objetivo é sugerir recomendações para melhorar a qualidade de vida no trabalho em ambas as organizações.

Escopo da solução:

Ideia de Solução:

Para abordar as questões levantadas, propomos a implementação de uma série de medidas baseadas no modelo de Walton, que é amplamente reconhecido por sua eficácia em avaliar e melhorar a QVT. As principais áreas de foco:

Condições de Trabalho:

Para a Wees Serviços e Treinamentos, melhorar os equipamentos de segurança e oferecer treinamento contínuo em práticas seguras.

Para o Instituto Nacional Mata Atlântica, tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico e interessante através de projetos e atividades inovadoras.

Remuneração Justa:

Realizar um estudo de mercado para garantir que a remuneração oferecida seja competitiva e justa em ambas as empresas.

Desenvolvimento Humano:

Na Wees, oferecer programas de treinamento especializados e oportunidades de certificação profissional.

No Instituto, criar programas de desenvolvimento contínuo e oportunidades de avanço na carreira.

Clima Organizacional:

Melhorar a comunicação interna e promover uma cultura de suporte e colaboração em ambas as empresas.

Implementar programas de reconhecimento e valorização dos colaboradores.

Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal:

Flexibilizar horários e oferecer opções de trabalho remoto, quando possível.

Promover iniciativas de bem-estar, como atividades físicas e programas de saúde mental.

Impacto na Produtividade e Satisfação:

Monitorar e avaliar continuamente a satisfação dos colaboradores e a produtividade através de pesquisas e feedback regular.

Ajustar políticas e práticas com base nos resultados dessas avaliações para assegurar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Descrição do resultado:

Em breve.

Parceiros:

Wees Serviços e Treinamentos, Instituto Nacional Mata Atlântica